quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A identidade




Tenho vindo a refletir sobre trabalhar em grupo e em simultâneo a constatar que a identidade é um critério fundamental para o mesmo efeito. Não é possível trabalhar com entusiasmo, empenho e dedicação se não nos identificarmos com o projeto. Melhor, nem é possível sequer funcionar em grupo para o que quer que seja se não nos identificarmos “com”. Mas, se isto, por um lado parece um “chavão”, por outro pede clarificações, possíveis se formos capazes de responder à questão “O que é a identidade”.
Então, vamos procurar a definição. Comecemos sempre por aí. Foi algo que sempre disse aos meus alunos (nesse bom tempo) e que sugiro a qualquer pessoa: para destrinçarmos o significado geral de uma expressão devemos perguntar à expressão por exemplo “o que é?”; “Para quê?” “Porquê?”. Só entendemos as coisas se as questionarmos. Sim, é verdade, e convençam-se disso de uma vez por todas, a aprendizagem nasce na dúvida irrefutavelmente, como a semente só germina no tempo dela! É imperioso valermo-nos do momento em que a terra está boa para fazermos a sementeira! Quero dizer com isto, que é no momento da dúvida que devemos “fazer o ensinamento”! Como surge a dúvida? A dúvida só surge com o desconhecido e esta verdade de La Palice é fulcral, pois apenas confrontando alguém com aquilo que não conhece é que nele podemos suscitar a dúvida e a atitude. Portanto, devemos proporcionar imensos momentos com o desconhecido e depois explicar, explicar, informar, informar… sempre de uma forma acessível, ou seja contextualizada, essencialmente em termos de capacidade de compreensão do interlocutor e dos seus subsunçores cognitivos, de acordo com o conceito de aprendizagem significativa proposto originalmente na teoria de aprendizagem de David Ausubel.
Mas isto é outro assunto, concentremo-nos no fundamental de momento: A Identidade. O conceito identidade é amplo e pode ser definido em diversos âmbitos, interessa tomar como referencia o seu significado no âmbito da sociologia e da antropologia. Assim, a identidade refere-se à partilha das mesmas ideias e ideais pelo grupo num contexto de interação social, no qual o individuo forma a sua personalidade. Por sua vez para a antropologia a identidade prende-se com um mesmo conjunto de signos com determinado significado inteligível para o grupo e que o distinguem e caracterizam demarcando-o dos outros grupos numa perspetiva de alteridade.


(…)
Continua
Lúcia da Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário