segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que importa…



 

  O que importa é ter paciência e persistir. O que importa é continuar. A vida nem sempre é uma enorme revolução e só por escassos momentos temos tempestade com trovão. A maior parte do tempo a natureza quase dormita… e no entanto, há sempre vida que se agita e a evolução é constante, concomitante com o silêncio e com a calma.
Vejo a noite cair lentamente. Menos mal que houve um pouco de sol. Tu dormiste e mais uma vez não foste ver o nosso deus ao seu altar: S. Sol está-te a esperar, quando vais ao nosso planalto? Quando me levas contigo até a esse lugar que eu adoro e desse miradouro miramos a serpente prateada que rompe o vale e reflete a luz? Tira-me deste outeiro, tira-me da nossa cruz. Mas tu dormes… tudo dorme e se deixa dormitar aos poucos: é Novembro.
Adoro este canto para onde voltei. Adoro este vale entre muralhas… vou dormir no doce e viciante sono onírico. A minha cidade protege-me, a minha cidade prende-me. Quero ficar aqui como Ulisses naquela ilha… a tua beleza é viciante, é ócio para a razão: o meu pensamento foi de férias, aqui não me faz falta!
Mas quero ser a rapariguinha do campo de cantara na mão e brincar com as papoilas como se não pensasse na sua cor. Quero ser a rapariguinha do campo de borboletas nos olhos corada como se tivesse descoberto agora o amor. Que me importa parecer a rapariga do campo de vida simples de lá para cá de cá para lá… com olhar bucólico e pensamento lírico.
O que importa é ter paciência e persistir. O que importa é continuar. A vida nem sempre é uma estrondosa revolução em que se abatem muros e se atiram pequenos homens ao chão.
A natureza pulsa de vida fantástica e em agitação frenética, cresce continuamente e ininterruptamente ocorre a sua evolução. O frenesim do amor ocorre imperceptivelmente na casa de cada um em silêncios surdos e corações mudos. E o mundo está a hibernar dobrando-se sem se quebrar.


Lúcia

9-11-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário