Tenho
vindo a refletir sobre trabalhar em grupo e em simultâneo a constatar que a
identidade é um critério fundamental para o mesmo efeito. Não é possível trabalhar com entusiasmo, empenho e dedicação se não nos identificarmos
com o projeto. Melhor, nem é possível sequer funcionar em grupo para o que quer
que seja se não nos identificarmos “com”. Mas, se isto, por um lado parece um
“chavão”, por outro pede clarificações, possíveis se formos capazes de
responder à questão “O que é a identidade”.
Então,
vamos procurar a definição. Comecemos sempre por aí. Foi algo que sempre disse
aos meus alunos (nesse bom tempo) e que sugiro a qualquer pessoa: para
destrinçarmos o significado geral de uma expressão devemos perguntar à
expressão por exemplo “o que é?”; “Para quê?” “Porquê?”. Só entendemos as
coisas se as questionarmos. Sim, é verdade, e convençam-se disso de uma vez por
todas, a aprendizagem nasce na dúvida irrefutavelmente, como a semente só
germina no tempo dela! É imperioso valermo-nos do momento em que a terra está
boa para fazermos a sementeira! Quero dizer com isto, que é no momento da
dúvida que devemos “fazer o ensinamento”! Como surge a dúvida? A dúvida só
surge com o desconhecido e esta verdade de La Palice é fulcral, pois
apenas confrontando alguém com aquilo que não conhece é que nele podemos
suscitar a dúvida e a atitude. Portanto, devemos proporcionar imensos momentos
com o desconhecido e depois explicar, explicar, informar, informar… sempre de
uma forma acessível, ou seja contextualizada, essencialmente em termos de
capacidade de compreensão do interlocutor e dos seus subsunçores cognitivos,
de acordo com o conceito de aprendizagem significativa proposto originalmente
na teoria de aprendizagem de David Ausubel.
Mas
isto é outro assunto, concentremo-nos no fundamental de momento: A Identidade.
O conceito identidade é amplo e pode ser definido em diversos âmbitos,
interessa tomar como referencia o seu significado no âmbito da sociologia e da
antropologia. Assim, a identidade refere-se à partilha das mesmas ideias e
ideais pelo grupo num contexto de interação social, no qual o individuo forma a
sua personalidade. Por sua vez para a antropologia a identidade prende-se com
um mesmo conjunto de signos com determinado significado inteligível para o
grupo e que o distinguem e caracterizam demarcando-o dos outros grupos numa
perspetiva de alteridade.
(…)
Continua
Lúcia
da Cunha
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